quarta-feira, 29 de abril de 2009

sampa charme e estranhamento.


as luzes refletidas na janela molhada pela garoa de são paulo. charme e estranhamento.


sampa charming

sampa charming

sampa charming

sampa charming

sampa charming

sampa charming

sampa charming

sampa charming

sampa charming

sampa charming

sampa charming
sampa charmingsampa charmingsampa charmingsampa charmingsampa charmingsampa charmingsampa charmingsampa charmingsampa charming

Leia mais...

terça-feira, 28 de abril de 2009

Descontruindo cidades






Descontruindo a cidade
Leia mais...

domingo, 26 de abril de 2009

fotografista

.
.
.
manhã de sol.

beija-flor pára no ar

e desaparece.

.

vão do cimento.

cai do bico uma semente

questão de tempo.

.

somente galhos.

som de folhas secas

cobrindo o chão.
.
.
.
pé no chao quente.

salta, corre, pula

sombra à frente.



.

em busca de imagens......... fotógrafossss da cidade..........
. Leia mais...

quinta-feira, 23 de abril de 2009


sobre o chão 
passa o tempo

Leia mais...

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Vide-a-lógica da TV, Rio, eu tb quero vc?

foto: elamica
tratamento: marco
Leia mais...

quarta-feira, 15 de abril de 2009

memória nebulosa e quente


uma barriga cheia de memória
e muitos carnavais
como esse
ao sol



na foto: os primos fá e dani, da família santos
nazaré da mata - PE, carnaval de 2008

Leia mais...

sexta-feira, 3 de abril de 2009

e o comment virou post again ou texto sem pé (nem corpo-cabeça)

a adolescência se perpetua na cultura, somos uma cultura em plena puberdade... mil crises, conflitos, contradições e buscas de sentidos... mil erros grotescos e paixões arrebatadoras... o deslumbre e o assombro com o mundo e a história da humanidade, ou o que se vai sabendo dela...  

todo dia olho em volta pra tentar me ver. 
me assusto com isso de ter gente em toda parte e acho mesmo que não cabe mais ser humano no planeta, que uma hora vai explodir. e acho que a política é uma instituição falida assim como anda, e o pensamento consumista tomou conta das mentes, das ruas, dos edifícios...
pensamentos de vida urbana. 
quando saio de ônibus e metrô sinto que a sede e a cegueira estão impregnadas nas paredes, no ar, no barulho, na moda...

hoje entrei numa loja em promoção procurando um sapato confortável de verdade (será impossível??). dei uma olhada geral e perguntei pro atendente simpático-patético: "tem algum sapato sem salto?" ele tentou entender estranhando minha pergunta e, depois de alguns esclarescimentos, me levou até uma prateleira onde sim, haviam sapatos sem salto. olhei cada um e todos me pareceram o mesmo e todos com uma espécie de bico fino ou de ponta pequena, que claramente aperta demasiado. agradeci e comentei sutilmente me fazendo ouvir: "essa coisa de moda deixa tudo igual em todo canto..." (algo assim). e ele riu. foi bom ter visto alguma reação dele. sinal que ouviu. e se surpreendeu. ou até concorda.
saí meio triste, meio de mau humor... meio sem lugar, assim tão simples: não tem lugar pro meu pé no mundo. meu pé tem que pisar da maneira que dita o mercado e a moda. não é estranho isso?
queria um sapato não só que não apertasse mas que me ajudasse a abrir meus dedos. 
meus dedos do pé querem voar. 
isso é sério.
por umas dessas que resolvi um dia fazer dança. e agora to na peleja de retomar, pra sobreviver melhor e ficar menos triste com a humanidade. (um dia eu conto porque parei de dançar, essa é uma outra e grande história).

queria um sapato que fosse como um grande chão de madeira
e em cima o vasto ar

(esse sapato é pra usar sem meia)
Leia mais...

sexta-feira, 20 de março de 2009

verborragicoisinhas sobre identidade

Origem, destino, CIC, RG, impressão digital, trajetória pessoal, código de barras, (des)orientação política, patrimônio cultural, herança das tradições, arte. Identidade é um traço no tempo e (ou) no espaço? Quem, nos idos da adolescência - e mesmo depois e sempre -, antes de se questionar "para que sirvo" nunca se perguntou: quem sou eu? Quem somos nós? Quem é minha família, meu vizinho, meu amigo da escola, o padeiro, o eleitor, o pobre, o rico, o torcedor de futebol que beija a camisa quando o time faz gol, a mulher contratada para chorar em velórios, o menino malabarista do farol? Quem é o povo da minha cidade? Por que nós somos o que somos? O que faz de nós, nós? (As árvores somos nozes?) O que faz de mim eu? Por que precisamos tanto saber quem somos a vida inteira? Eu sei quem eu sou observando o outro; e eu sei quem eu não sou também observando o outro. Eu sou você amanhã. Sou mais um na maioria ou engrosso a minoria? Sou parte da cultura? Sou produto da cultura? O que é ser brasileiro? O que me faz sentir brasileiro? O que há do meu povo em mim? Quem é minha turma? O que preciso fortalecer/resgatar e que já faz parte de mim? Nome, número, série. Identifique-se, por favor. Sou único? Diga seu nome e a cidade de onde está falando. piiiiiiiiiiiiiiiiiiii



PS:
redes que balançam, rendinhas que se enlaçam, pessoas que se encontram nessas virtuais vitalidades. é que também estou participando de outras redes. entre elas, da rede 'ponto brasil', uma galera que está participando de um laboratório de produção colaborativa de conteúdo para alguns programas da TV Brasil. (Que essa palavra "colaborativa" cada vez mais tenha o peso dela mesma). Para compartilhar com as redes todas que se me enlaçam, postei aqui o texto acima já postado lá para tentar emplacar o tema disparador "identidade". disparo ele aqui e agora! Leia mais...

segunda-feira, 16 de março de 2009

outra cidade


outra cidade, outro tempo, outra viagem.
Leia mais...

sexta-feira, 13 de março de 2009

abre-te césamo


alucinações corporais.
silêncio noturno.
microritual na cozinha.
corpo-expansão.
cotidiano extraordinário.
auto-intervenção.
explosão escondida.
nada de mais.
Leia mais...

segunda-feira, 9 de março de 2009

praia na paulista

2 coletivos lançaram essa
relaxar e tomar sol na paulista
enquanto tudo passa com pressa


fui ver estar lá nessa sexta-feira
calor trânsito alegria estranhamento vespertino
Leia mais...

domingo, 8 de março de 2009

sampa cinza chuva minhocão



sampa cinza 
sob o minhocão
dentro do carro
chuva refresca
tráfego livre
sexta feira
16 horas

Leia mais...

quinta-feira, 5 de março de 2009

eu cotidiano










(tu cotidianas?)


eu cotidiano
pra me apropriar do lugar da vida
eu me espaço na cidade
Leia mais...

a vida cabe numa caixinha



a vida cabe

e descabe de novo


é e já foi
presente do tempo

eu movimento

Leia mais...

e o comment é elevado à postagem

ângulos retos rodopiantes
viagem de Escher

Recônditos vagalumiantes
Amar é;
Memória é;

:
o que involuntariamente escolhemos pra lembrar.


(sobre aquele desenho da memória, do federix:)

ps - música para ouvir e chegar: minha gente cheguei agora / minha gente cheguei agora / minha gente cheguei com Deus / E com Nossa Senhora, iáiá. "Moro na Roça", voz Mônica Salmaso, adap. por Xangô da Mangueira e Zagaia/CD Iáiá Leia mais...

quarta-feira, 4 de março de 2009

álvares penteado


caneta esferográfica e cores digitais
Vista das mesas externas do café do CCBB... Leia mais...

terça-feira, 3 de março de 2009

muitas metades Leia mais...

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

carnaval em sampa



o bloco agora vai sacudindo o minhocão (e a câmera)

na foto: sil a mil
Leia mais...

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

memórias

Leia mais...

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009


Mãe
também é lugar.


Por onde se
fica
vez ou outra,
vem e vai.


E ao mesmo tempo
sempre é.


Tão mar...

Leia mais...

dia há dia

intermiten te
intermi tente
inter mitente
in termitente Leia mais...

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

daqui

cada palavra

salta
cada imagem 
dança
na noite
da lembrança


.


(entre os silêncios)
(isolados)
(desenvolvem-se)
(outros mistérios)

(então, saltam)
(reverberam)
(aglomeram pensamentos)
(coletivos)

Leia mais...

São Paulo tem Samba


Vai ter uma festa
Que eu vou dançar
Até o sapato pedir pra parar.

Aí eu paro
Tiro o sapato
E danço o resto da vida.

foto:mica.palavras:chacal
Leia mais...

domingo, 8 de fevereiro de 2009

hai kai I



no pensamento. um esqueleto abandonado – arrepios ao vento. .... Bashô Leia mais...

Manual para um escritor sem ideias

Quando não souber o que escrever
mesmo assim souber que é preciso
começe com um longo silêncio,
e fique em silêncio ate aparecer
uma palavra sincera, necesaria, espontánea
esqueça a complexidade das formas
a sofestifação dialética, escreva como quem grita
como quem goza, como quem chora se for preciso
daí lembre sempre que
quanto menos palavras melhor
as veces basta com uma so
se mesmo assim não aparecer a palavra
dance. Leia mais...


Celebração da desmemoria

Dia traz dia vou esquecendo teu rosto, tua voz, teu perfume, teu andar engraçado se desvanecem lentamente como um bronceado no inverno, como esquecemos a porpria eternidade ao nascer

Celebremos então a desmemoria
brindemos as letras que nao limos
e que logo mais tambem esqueceremos
que sigam seu curso como os rios
que nunca voltam nem duvidam. Leia mais...



O observador

"L'art n'était rien d'autre que la contemplation du monde pénétré par la grâce, éclairé du dedans. Révéler la présence de Dieu derrière chaque objet, telle était la fonction de l'art."
Hermann Hesse (Klein et Wagner)

Tudo é tão claro em algum lugar de nos mesmos
la onde o misterio é conciência imediata
e a mais tortuosa das ensinanças
é legera como a brisa da lagoa

é como pescar sem anzolo
como ser um com o peixe
e estar de acordo

quem compreende a mistriosa escolha
e abraça a dança do tempo
se veste da vida,
é a vida se observando. Leia mais...

trilha de bolso

se estiver ouvindo música, continue
se estiver com fones de ouvido, continue
num lugar barulhento, continue
o silêncio também trilha







Leia mais...

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009



a história é contada por quem vence
com a lembrança, pelo visto, é o inverso
ou talvez esteja certo
quem venceu foi a derrota


Leia mais...

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

outros sonhos

gente, vi esse video por acaso e lembrei de vocês.
dialogando com o que o arthur postou.
um outro tempo que se abre em janelas. no caso, em camas.


Leia mais...

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

tudo em volta

olhos
olho reflexo
trifásico
do que vejo
(me vejo)

atenção multiplicada

identidade expandida
Leia mais...

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Até que a morte nos separe

Antigamente era mais tranquilo.
hoje o pessoal acha que "não deu certo"
ou indaga-se "oque deu errado?"
R: nada
nada, nadinha...

Ainda mais...
que hoje em dia....
o ser humano persevera até o fim do planeta.
Mas o casamento....
não dura até a metade da pobre existência dos noivos.
"minha filha, você nao fez nada errado...
é só a maldita medicina" Leia mais...

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Kafka e Hitchock hoje!


- For more funny videos, click here

Esse chapa cada dia mais me surpreende! Quando vi pela primeira vez achei que os 2 se encontraram e tomaram um lsd... Mas o lance é o Daniel, vulgo Cisma! Espero que curtam! Leia mais...

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

cotidiano ideal



caneta esferográfica sobre papel, 18 x 13 cm
meu cotidiano é desenhar. desenhar na praia, desenhar com os amigos: o cotidiano ideal; começo do ano em peruhybe, de um pequeno caderno de viagens.
mais de mim na garagem...
saudações a todos! Leia mais...

domingo, 18 de janeiro de 2009

PROPOSTA COLETIVA

Com a intenção de nos conhecermos e de todos se apresentarem dentro do próprio blog, lanço 3 temas, servindo de leitmotivs ou de inspirações, para que realizemos cada um pelo menos 3 postagens, pelo menos uma de cada tema, em qualquer linguagem (video, fotografia, texto, poesia, etc.) ou juntando mais de uma linguagem.

Prazo: 15 de fevereiro, uma semana antes do carnaval.
    São as palavra-temas:
  • memória
  • cotidiano
  • cidade

    Leia mais...

    sábado, 17 de janeiro de 2009

    Variação de Concreto Armado


    Leia mais...

    sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

    um sinal


    placa no chão

    entrefaixas
    Leia mais...

    intensidade de céu em contra-luz com leve tintura invertida em contra-grau


    d
    iapositivo Leia mais...

    segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

    agreste estrada afora

    luz     

            além ar

    indo              

    Leia mais...